Bem-Casados: Calcular quantidade e Receita

Bem-Casados: Calcular quantidade e Receita

Casadinho  ou bem-casado é um doce popular em Portugal e no Brasil, principalmente nas festas de casamento, com mais de 100 anos de existência. Além do sabor bastante doce, destaca-se pela atenção dada à elaboração das embalagens com que são produzidos, feitas geralmente de papel crepom e fitas de cetim.

Dizem que o bem-casado é servido no final das festas de casamento para trazer sorte e prosperidade aos noivos recém casados. Simbolizando assim a união e o compromisso mútuo entre os pares.

O bem-casado é um doce bastante peculiar. A massa é muito macia, o recheio é normalmente de doce de leite ou baba de moça. Após longos anos este doce acabou se tornando algo tradicional nas festas de casamento.

O bem casado é um doce lusitano que espalhou-se também para o Brasil com a colonização e é comum nos dois países até os tempos atuais. A diferença básica entre o casadinho português e o bem-casado brasileiro é a textura da receita portuguesa, mais densa. Ambos são descendentes indiretos do multicentenário alfajor árabe. Sua aparência lembra muito o Macarons um bolinho recheado francês.

O bem-casado, além de ser um doce fino e apreciado, tem como simbolismo a união entre duas pessoas através do amor, compreensão e cumplicidade. Diz-se que todo convidado, ao receber um bem casado, estará sendo abençoado com a mesma felicidade do casal se fizer um pedido antes da primeira mordida.
Esse doce tradicional consiste em unir com doce de leite duas partes de uma massa especialmente elaborada, levemente banhadas com uma calda de açúcar.

INGREDIENTES:

Massa
4 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
10 colheres (sopa) de farinha de trigo

Recheio
1 lata de Leite MOÇA® Tradicional

Calda
2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro

MODO DE PREPARO:

Massa:
Em uma batedeira, bata os ovos e o açúcar por cerca de 10 minutos, até obter uma massa de consistência leve e fofa. Junte o fermento em pó e desligue a batedeira. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo levemente com um batedor de arame até ficar homogênea . Coloque a massa em um saco de confeitar e pingue porções da massa em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, deixando espaço entre elas . Leve ao forno médio-alto (200° C), preaquecido, por cerca de 8 minutos ou até ficar firme e levemente dourado. Retire da assadeira ainda quente e reserve.

Recheio:
Em uma panela de pressão, coloque a lata fechada de Leite MOÇA e água suficiente para cobrir toda a lata. Tampe a panela de pressão, leve ao fogo médio e deixe cozinhar por 30 minutos (contados após início da fervura). Espere sair toda a pressão, abra a panela, retire a lata com cuidado e deixe-a esfriar completamente antes de abri-la. Transfira o conteúdo para um recipiente e misture para ficar homogêneo. Com auxílio de uma espátula, espalhe cerca de 1 colher (chá) do doce de leite sobre um disco de massa reservado e cubra com outro disco, formando um sanduíche . Reserve-os.

Calda:
Dissolva o açúcar em 4 colheres (sopa) de água morna e mexa até obter uma calda grossa. Apoie cada doce reservado em um garfo e, com o auxílio de uma colher, banhe-o com a calda. Deixe secar sobre uma grelha, em lugar arejado, até formar uma casquinha branca de açúcar .

Para embalar:
Antes de embalar, prepare o papel, cortando papel celofane e papel crepom em quadrados de 20 cm. Depois de secos, embrulhe os doces primeiro com celofane, depois com o crepom. Arremate com um laço de fita.

DICAS:

– A massa fofa e aerada deve ser levada ao forno o mais rápido possível. Evite demorar muito para assá-la, assim os discos de massa ficarão fofos e macios depois de assados.
– Cuidado com o ajuste do tempo de forno. Em poucos minutos, os discos de massa ressecam demais e viram biscoitinhos. Em equipamentos mais potentes, o tempo de forno pode ser menor.
– A calda fica mais fácil de ser manuseada se estiver morna. Você pode deixá-la aquecida em banho-maria para facilitar o banho dos bem-casados.

Congelamento:
Deve ser mantido em congelador por até 3 meses, desde que não tenha sido finalizado com a cobertura (calda de açúcar). Após descongelamento e finalização com a calda, deve ser consumido em até 3 dias.

Deja una respuesta