O Chá-bar é uma ótima opção para reunir casais e amigos em comum dos noivos. Geralmente é organizado por um casal de amigo mais próximo ou padrinho.
A lista de presente pode ser feita em conjunto com os noivos, assim decidem o que é de agrado do casal. Na lista podem conter desde bebidas até itens para bar e cozinha.
Organização e planejamento
Como em qualquer evento, é necessário em primeiro lugar fazer um planejamento e se organizar em relação às datas e ao buffet. “O planejamento deve começar com pelo menos um mês de antecedência, começando pela lista dos convidados, espaço disponível e temática que será seguida. Deve-se levar em conta a quantidade de petiscos e bebidas, estimando-se aproximadamente de 5 a 7 unidades por pessoa”, explica Elis.
Dica: os convites devem ser entregues entre 20 e 30 dias antes do evento.
Cardápio e localização do evento
A diretora de marketing conta que o mais indicado é servir finger food, isto é, aperitivos como queijos, azeitonas, espetinhos, amendoins, etc. “No chá-bar é melhor servir finger food que combine com o cardápio de bebidas. É uma reunião informal que permite servir uma quantidade maior de bebidas por pessoa”, explica.
Já em relação ao local, existem inúmeras possibilidades. Para escolher a localização perfeita, pense na quantidade de pessoas convidadas e no formato da festa, além da faixa etária dos convidados. “Pode ser realizado na casa do anfitrião, num salão de festas ou até mesmo em um bar”, conta Rosinha.
Decoração da festa
Decorar é um passo muito importante para que os convidados entrem no clima da festa. “Os noivos mais brincalhões podem incorporar temáticas diversas, como um bar de faroeste ou um cabaré e inventar brincadeiras para entrosar os convidados. Já os mais sérios podem usar itens mais neutros, como espalhar fotos do casal pela casa”, afirma Elis. A diretora ainda aconselha o tema romântico, com corações e itens divertidos com temática de casamento.
Lista de presentes
Assim como no casamento, é bom que os noivos forneçam uma lista de presentes para o chá-bar ou chá de panelas. Dessa forma, os convidados podem ficar tranquilos e o casal ainda sai no lucro. “A lista de presentes pode ajudar os convidados a presentear algo que seja do gosto do casal e que tenha utilidade no dia a dia da casa. O importante é ter bom senso, para não causar constrangimentos”, revela Elis.
“Os noivos devem ter cuidado para não listarem presentes caros demais. Trata-se de uma brincadeira, portanto devem ser pedidos apenas utensílios domésticos, de pequeno porte e valor razoável”, complementa Rosinha.