Tal como o nome indica, a Lista de Casamento é uma relação das presentes que os noivos gostariam de receber e que melhor se adequam aos seus gostos e necessidades. Esta lista deverá ser o mais completa possível, permitindo aos convidados uma grande variedade de escolhas, de acordo com as suas disponibilidades financeiras. Apesar de algumas noivas não se sentirem muito à vontade com esta idéia de lista, é a solução mais prática para a maioria dos convidados e uma forma de os noivos evitarem receber presentes de que não gostam ou que não precisam
Como criar sua lista?
Primeiro faça um levantamento dos artigos que precisa – utensílios de cozinha, cristais, porcelanas, eletrodomésticos, móveis ou objetos decorativos para a casa, dentro de uma gama variada de preços.
Quando?
Pode ser criada uma ou duas semanas depois dos convites terem sido enviados, dois a três meses antes da data do casamento. Depois, os convidados podem verificar a lista no site, ou ir direto até a Elo Z e escolher um dos presentes. Nas semanas que antecedem a boda, os noivos devem ir consultando a lista para, caso as ofertas estejam quase todas escolhidas, acrescentarem-lhe novos artigos.
Como escolher os presentes?
Consulte a lista que montamos como sugestão logo abaixo e reflita sobre o estilo de vida que você quer levar. Quais são suas preferências e como vai funcionar a casa que vocês vão montar? É importante lembrar que a lista de presentes de vocês tem que combinar com as pessoas que vocês são neste momento, com o estilo de vida que vocês pretendem ter, com a decoração da casa que vocês estão montando. É importante vocês dois consolidarem estas perguntas antes de escolherem os objetos da lista de presente. Leve uma cópia da lista que vocês montaram. Assim, poupará o tempo de vocês e o da vendedora. Além do mais, isso facilita o trabalho de comparar o que você colocou na lista com os itens disponíveis no local.
Como dizer aos convidados onde está a lista?
Não cometa a indelicadeza de anexar ao convite uma cópia da Lista de Casamento ou um cartão da loja onde está a lista. As regras de etiqueta recomendam que os noivos ou pais mencionem o nome da loja onde a lista se encontra apenas QUANDO e SE a pessoa que recebeu o convite perguntar. Se algum convidado pedir, deverá ser enviada uma cópia da lista. Ou indique o site da Elo Z.
Outras dicas:
Faça uma Lista de Casamento diversificada com várias opções de preços para que os convidados possam escolher de acordo com suas possibilidades.
Ao fazer sua lista, procure especificar exatamente qual é o produto desejado, cor, marca, tamanho, etc. para que o convidado não fique em dúvida na hora de escolher.
A lista de presentes de casamento é uma facilidade para os noivos, que podem selecionar o que mais lhe agradam ganhar, e para os convidados, que não precisam quebrar a cabeça pensando no que dar e contam com a comodidade de comprar pela internet. No entanto, algumas regras de etiqueta devem ser levadas em conta na hora de fazer sua lista de presentes de maneira educada e elegante. Saiba quais são!
1 – Sua lista de presente de casamento deve conter itens com os preços mais variados possíveis, do mais barato, para quem não pretende ou não pode gastar muito com a lembrança, até o mais caro também, pensando nos padrinhos ou amigos mais próximos que queiram dar um presente melhor.
2 – A partir de quanto e até quanto devem ser os preços da minha lista? Não há uma regra, mas dá pra encontrar presentes bem bacanas por R$ 50. Já o preço máximo pode ser relativo ao preço de artigos para casa de maior valor, como geladeira, TV ou um sofá, por exemplo.
3 – Não é deselegante fazer lista de presentes de casamento. O que não é indicado é colocar no convite de casamento as informações das lojas onde os noivos fizeram a lista, embora muita gente o faça. Por quê? Pois dá-se a impressão de que a presença daquele convidado está vinculada à compra de um presente, o que nunca, jamais, pode acontecer.
4 – Se não pode informar no convite de casamento onde está sua lista de presentes, o que fazer? Espere até que os convidados perguntem. Ou para os noivos ou para os assessores de casamento, cujo telefone deve vir informado no convite. Se os convidados perguntarem, é por que eles realmente estão interessados em saber. Aí, sim, a informação está liberada.
5 – Se na sua cidade há uma loja de artigos para casa super bacana, deixe sua lista de presentes lá, claro. Mas não se esqueça de fazer uma lista de presentes de casamento online, para os convidados que moram fora poderem comprar pela internet.
6 – Lá vem a questão: pode pedir presente de casamento em dinheiro? A resposta direta é não, «porém….», pensando nos noivos que já têm casa montada ou que realmente precisam de uma graninha para começar a vida nova, alguns sites de casamento oferecem um serviço bem bacana, onde os presentes comprados online são revertidos em cotas para os noivos. Use este serviço!
7 – Assim que receber a notificação da loja que um presente de sua lista foi comprado, ligue o quanto antes para o convidado para agradecer pela gentileza. E é sempre educado contar uma historinha sobre aquele item: por que você o colocou na lista, por que gostou tanto, dizer que será muito útil e que servirá para lembrar da pessoa para sempre.