Escolher a roupa do noivo, ao contrário do que se possa pensar, requer tempo e dedicação. O noivo precisa ir a muitas lojas de moda masculina ou especializadas em roupas de casamento para ter uma ideia do que está na moda e o que já não se usa, para não parecer antiquado.
Tampouco é questão de ser supermoderno se o seu estilo é mais tradicional. Por isso os estilistas em moda nupcial masculina criam modelos em vários estilos, adaptando-os a todos os tipos de gostos. Assim como a noiva, a escolha do traje do noivo deve estar condicionada pelo tipo de cerimônia, além do lugar em que o evento se celebrará, a hora, o número de convidados, a época do ano e, sobretudo, o vestido da noiva.
É uma questão de coerência e harmonia e não uma competição por destacar mais que o outro ou destoar tanto que o resultado acabe sendo feio ou constrangedor. Apesar de que a cor do traje é, em certo modo, condicionada pela hora da cerimônia, o gosto do noivo também conta. Consulte com o seu alfaiate e com a noiva. O que sim é certo é que o noivo também é protagonista e que a moda também está feita para eles. Assim que os noivos mais vaidosos, tradicionais, criativos ou inovadores têm ao seu alcance não só um traje feito à sua medida e gosto, como acessórios que darão o toque pessoal à altura do seu protagonista. Arrume-se e desfrute do seu dia ao lado da mulher dos seus sonhos.
Dica importante: traje branco deve ser usado quando o noivo é militar ou se for um casamento na praia e de dia. Afinal, o branco é o destaque para a noiva apenas.
O casamento civil pede um terno ou um costume em cores como o preto ou azul claro, combinando com uma camisa branca e uma gravata mais discreta. As peças de baixo como a gravata e camisa devem seguir o mesmo padrão. A camisa tem que ser mais clara que o terno e a gravata um tom mais escuro que ela. Gravatas chamativas nem pensar, a não ser depois da famosa dança dos noivos e quando a festa já estiver rolando.
Se o noivo é tradicional o melhor é usar o fraque, mas caso o noivo não se agrade com o estilo o ideal é usar o meio-fraque que segue a mesma linha, além de deixar o homem mais a vontade. Quanto a comprar ou alugar o traje, você deve pensar o seguinte: um terno poderá ser usado em outra ocasião, mas o fraque ou meio-fraque dificilmente serão usados novamente. Use os sapatos de acordo com o cinto, ou seja, pretos. As gravatas devem seguir o tradicional nó, se você não sabe como fazer então peça ajuda para a pessoa da loja, que certamente sabe.
Para não ter erro na hora de escolher a roupa certa, veja qual a diferença entre fraque, meio-fraque e a casaca:
Fraque: Um paletó mais curto na frente com pontas alongadas na parte de trás; calça com riscas pretas e cinzas; camisa branca com colarinho rígido; colete cinza claro; gravata cinza-prateada, mais larga.
Meio-Fraque: Paletó preto de corte normal. Calça riscada preta e cinza. Colete e gravata tradicionais, cinza-prateados.
Casaca: Traje formal, curto na frente com colete, com longa cauda atrás, acompanhado de calça da mesma cor e mesmo tecido. O preto é mais tradicional. É indicada apenas para casamentos muito formais após as vinte e uma horas.
Existem muitas maneiras de comemorar uma despedida de solteiro para a noiva e noivo, desde…
As Roupas de Noivo sempre são motivo de dúvidas! Dentro de tantas opções de traje…
Um casamento é um grande acontecimento na vida de muitas pessoas e para que tudo…
Apesar de já termos feito um post com convites de casamento na praia antes, depois…
Modelos com elementos da natureza e detalhes delicados, que remetem ao clima dos casamentos em…
Para casamentos formais o convite clássico com envelopes, em papéis claros: branco ou pérola, com…