Chá de cozinha todo mundo já conhece: as amigas e familiares da noiva se dividem, trazem presentes como colheres de pau e baldes, fazem a coitada pagar uns micos, comem e bebem e pronto! Mas e um chá de lingerie?
Tendência das festas pré-casamento, o chá de lingerie tira da lista os apetrechos domésticos e põe em cena a sensualidade do casal. A ideia é formar um enxoval de roupas íntimas para a noiva aproveitar a noite de núpcias e apimentar o início de uma vida a dois.
O iG Delas falou com o consultor de etiqueta Fábio Arruda e preparou algumas dicas infalíveis para você se divertir e arrasar neste evento. Onde receber as amigas, já que se trata de uma comemoração íntima? O que servir? Quem convidar? Confira a seguir.
Quem organiza?
Como um chá de cozinha, o chá de lingerie é a última reunião da noiva com as amigas antes do casamento. Portanto, ele sempre é oferecido por uma amiga, prima ou pessoa próxima. De forma mais impessoal, algumas empresas especializadas já prestam esse serviço.
Quando realizar?
Normalmente, o chá é feito com um mês de antecedência ao casamento. Mas sempre leva-se em conta a conveniência dos compromissos da noiva. Se a turma é animada, pode-se aproveitar a ideia da despedida de solteira e reunir os dois temas em um único evento.
Onde fazer?
Receber na casa de uma amiga ou da própria noiva é sempre mais intimista e divertido. “Não posso imaginar a noiva abrindo seus presentes e eventualmente os provando num salão de festas do prédio”, analisa Fábio Arruda.
O que colocar na lista de presentes?
Entra desde o pijaminha de flanela fofo às lingeries mais ousadas, passando pela roupa de baixo do dia a dia. Muito simpático é a noiva escolher uma loja que esteja em todos os shoppings e fazer uma lista das peças de sua preferência, com determinação do tamanho. Isso evita que receba peças escolhidas em sex shop, onde a oferta para trocas é mais escassa.
Quem convidar?
“Normalmente, pessoas da mesma idade e situação formam um grupo mais entrosado, como em qualquer reunião”, ensina. Porém, há sempre aquela tia velhinha e solteirona animadíssima. E aí? “Se ela for convidada, melhor convidar também a mãe e a sogra. Pensando bem, melhor não convidar a tia velhinha”, pontua.
O que ouvir? Como decorar?
O chá de lingerie deve ser planejado como um verdadeiro evento. Decoração alegre, com muitas flores, mesa bem posta, de maneira mais informal, drinks coloridos e trilha sonora já preparada com músicas que embalam as noitadas da turma são detalhes imprescindíveis. Vale até relembrar as músicas da época em que os noivos se conheceram.
O que servir?
Canapés, sanduichinhos, uma sopa creme fria ou quente (dependendo da estação), frutas para banhar em chocolate e docinhos, muitos docinhos! É sempre bom ter à mão um espumante e drinks não-alcoólicos e coloridos. Mas, claro, isso também depende da preferência da turma.
Quais brincadeiras propor?
Aqui, mais uma vez, ninguém melhor do que as amigas mais íntimas para saber quais brincadeiras serão divertidas e agradarão à noiva, já que é a pessoa homenageada. “Claro que um chá de lingerie permite brincadeiras mais eróticas do que um chá de cozinha, pois baldes, panelas e colheres de pau não são objetos dos mais sensuais”, salienta o consultor.
Mas tenha sempre cuidado com os excessos. Seja ele de qualquer tipo, é sempre uma grande gafe. Excesso de riso muito alto, de palavras que não fazem parte do seu discurso normal e, principalmente, o excesso de bebida. Esse é mortal. “Pense que uma foto pode ser tirada e imagine se você gostaria de ser fotografada na tal situação”, adverte Fábio Arruda.
Há muitas brincadeiras que se pode fazer nos chás. Tudo vai depender da criatividade das organizadoras e do estilo da noiva.
Para quem estiver sem idéias, aqui vão 5:
1) Adivinhe o presente
A mais “básica” de todas as brincadeiras de qualquer chá. Como no caso o presente sempre é uma lingerie, a noiva deve adivinhar que tipo de peça ou a cor. Acertando, a convidada que deu o presente paga um castigo. Errando, a noiva veste a peça (se não for estragar, claro) por cima da roupa mesmo (e bebe!). Ao fim, a noiva ainda pode ser submetida a pagar o micão-mor de simular o strip–tease que faria na noite de núpcias, tirando apenas as peças de lingerie que ganhou (ou seja, permanece vestida).
2) Caça nas bolsas
A organizadora deve fazer uma lista de coisas que normalmente se encontra nas bolsas das mulheres e outras que são raras. Cada item vale um ponto, que pode ser marcado numa lousa ou em cartões individuais. Seja criativa e assista à mulheres enlouquecidas esvaziarem as bolsas para marcar, ou não, seus pontos. Quem tiver mais pontos ganha. Todas as outras pagam castigo…! Ex. de itens: convite do chá, foto do marido/namorado, escova de cabelo, contas à pagar, esmalte verde, camisinha, etc…
3) Batata quente sensual
A organizadora da festa deverá separar vários itens “sensuais” como: calcinhas, máscaras, partes de fantasias (compre 2 fantasias e separe os itens, como a tiara de diabinha conta como um item, o rabinho da diabinha conta como outro, o avental de empregada idem, etc.), chicotinho… tudo o que for bem brega e que se pode comprar bem baratinho na R. 25 de Março mesmo. Escondida de todas, a organizadora vai colocando cada um dos itens na caixa por vez. A caixa deverá, então, passar de mão em mão na roda de convidadas e quando a organizadora parar a música, a pessoa que estiver com ela deverá abri-la e vestir ou usar o que estiver dentro. No final, vai valer uma foto para a eternidade de toda essa “sensualidade” da turma!rs E as convidadas ainda poderão levar seus “presentes” para usar em casa.
4) Eu nunca…
Brincadeira típica de bebedeira, talvez você já conheça…! Começando pela noiva, uma de cada vez, deve dizer algo que nunca fez na vida, por exemplo, “Eu nunca fumei”, “Eu nunca fiz ……”. Todas que nunca fizeram a tal coisa ganham ponto. O engraçado é que, dada a intimidade da turma, sempre tem alguém que vai saber se a outra fez mesmo ou não… por isso, mentir é arriscado e vale castigo em dobro!rs A brincadeira acaba quando todas tenham dito o que nunca fizeram. Quem chegar ao final com o maior número de pontos paga um castigo e quem chegar com o menor número ganha um prêmio! Quem já quiser ir embebedando a turma ao longo da brincadeira, dá um copo a cada convidada que nunca tiver feito alguma das coisas.
5) Teu passado te condena
Na entrada da festa, cada convidada escreve em um pedaço de papel uma frase curta sobre alguma situação que aconteceu com a noiva e ela: um mico de infância, uma situação engraçada da época do colégio, uma paquera que levou…. enfim, algo que a noiva possa lembrar e que possa ser contado publicamente, claro (a intenção não é contar todos os “podres” ou segredos da noiva!). Os bilhetes devem ser anônimos e colocados em uma caixa. Cada participante tira um papel e lê para todas. Se a noiva acertar a autora da frase, a amiga se levanta, dá o presente e paga um castigo. Se a noiva errar, a pessoa que escreveu se identifica, dá o presente e a noiva paga o castigo.